sábado, setembro 22, 2007

Um dia



Um dia alguém me disse que se sentia cansado,
Cansado desta vida sempre igual,
Chata de tão rotineira que é.
Respondi-lhe que nem sempre
A vida é assim,
Que cabe a cada um de nós
Olhá-la nos olhos e dizer basta.
Ele olhou para mim e sorriu
E disse-me como era ingénua.
"Nem sempre é assim tão fácil
E tu, um dia, vais sentir esse cansaço".

Um dia, parei de lutar
O cansaço venceu-me e, imediatamente,
Lembrei-me das palavras dele
Naquela noite e chorei.
Chorei de raiva, de tristeza,
Chorei por não querer acreditar que não tinha sido forte o suficiente
Para afastar o cansaço de mim,
Do meu coração, da minha alma.

Deixei de acreditar,
De querer seguir em frente,
De querer ver renascer um novo amanhã.
Para quê?
Para quê me dar ao trabalho?
O antes nunca será o depois,
O ontem nunca será o amanhã,
O nada nunca será o tudo.

Estou cansada de sentir este cansaço.
Quero escurraçá-lo de dentro de mim,
Quero desapegá-lo do meu corpo,
Como lapa que se cola e já não se descola.
Estou farta de guardar este cansaço
E admirá-lo e poder dizer aos outros
"Vejam o quanto estou cansada. Não sentem pena,
Não vos causo compaixão, dó, tristeza?"
Vou transformar este cansaço,
Sinto necessidade de mudar.

Um dia ouvi falar em cansaço,
Um dia senti cansaço e deixei-me levar por ele,
Um dia acordei e decidi transformar a minha vida,
Um dia vou deixar de dizer
Um dia...


Serei(a)

PS: Foto de Toinho

1 comentário:

Toinho Castro disse...

"serei sempre...", que belo nome.

foi uma grata surpresa, na noite cansada de hoje, abrir esse blog e ver esse tanto de mim junto às suas belas palavras.

coisas assim nos trazem um sorriso, nos arrancam do longe onde estamos tantas vezes.

um beijo, agora de perto que estou.