segunda-feira, fevereiro 26, 2007

liberdade de expressao x expressao sem liberdade

Este é um post de indignação.

Li a BLITZ de Março (como faço mensalmente) e fiquei indignada por dois motivos. O 1 e o 2.
O 1:

Considero uma expressão sem liberdade o comentário ao disco dos Clap your hands say yeah. De facto penso que não se trata de uma sonoridade fácil. Considero até que pode arrepiar nas primeiras notas musicais. Mas, quem conheceu o primeiro trabalho daqueles senhores dá, no mínimo, o benefício da dúvida e ouve o disco até ao fim. Para mim cresce na sequência auditiva. É um turbilhão de sons e a voz entra, na maior parte das vezes, quando menos esperamos. É quase uma caixinha de surpresas.
Todos temos liberdade de escolher de gostar e detestar. Temos até liberdade de dizer ao mundo o que sentimos e o nos vai na mente sobre este ou aquele assunto. Não devemos, contudo, desrespeitar o trabalho dos outros e muito menos comparar aquilo que não é comparável. Zé Cabra? Será que o comentário que fiz também poderá ser feito a este senhor ... apetece-me dizer ao LG que escreveu aquele comentário ... "oh homem cale-se!" ou então comprar o frigorífico que tem lá em casa ... o meu, infelizmente, não canta ... e já agora que apodreça o boião de doce de abóbora com amêndoas que tem em sua casa. ... aí talvez possamos falar do Zé Cabra (com todo respeito a este último, mas tive que dar o troco ao LG)

O 2:

Este blog está, como agora se costuma dizer, "muito à frente" e qual foi o espanto da AMO ... numa noite de conversa no SUAVE ... quando começou a gritar de nervos e de cabelos quase em pé a apontar freneticamente para o título da reportagem dos Arcade Fire naquela edição da mesma revista ... pois bem, a edição de Março fala dos AC começando com a seguinte transcrição de um post colocado por nós em Janeiro "EVANGELHO SEGUNDO ARCADE FIRE" ... pois é... consequência da liberdade de expressão ... não acham???

Eu já sou (aliviada pelo desabafo)

4 comentários:

Rita Pereira disse...

Cá para mim os senhores da Blitz andam a ler o nosso blog e não dizem nada a ninguém.

Se isto fosse nos EUA podíamos processá-los por plágio. Já viram? Ganhávamos uma pipa de massa e íamos festejar no festival de Coachella.

Ai era tão bom!!

amo ser incógnita disse...

concordo efectivamente que o novo cd dos Clap está muito mal gravado, também não gostei muito do anterior trabalho, após 3 audições seguidas ficou de lado, mas daí a chamar-lhe Zé Cabra... é muito mau, uma opinião só é boa se for construtiva, se for destrutiva é apenas distorção sonora.

an angry monkey disse...

Opinions are like assholes... the rest you know.

Os ódios de estimação são complicados de tornear... Pena quando a parcialidade pode tornar ridícula uma crítica.

Ela permanece incógnita disse...

Confesso que, depois do excelente disco de estreia, tinha as expectativas bem no alto e saí um pouco desiludida com o 2º disco.

Muitos tiveram a mesma reacção que eu tive. Mas nada justifica que jornalistas com a responsabilidade e visibilidade que eles têm - estando na única revista de música made in Portugal - se ponham a cascar num disco com aquela violência!!

Se eles odeiam assim tanto um disco, mais vale nem falarem nele. Não acham?