quinta-feira, novembro 09, 2006

I want to smell you

Perfume, o romance de Patrick Süskind, um dos livros que mais gostei de ler até hoje. Li e reli várias vezes.

A história de Jean-Baptiste Grenouille, um homem que nasceu no século XVIII, com uma caricata característica: não lança qualquer tipo de odor mas o seu olfacto é do mais apurado que existe. Toda a sua vida vai ser dedicada a criar o "Perfume", o absoluto, o supremo, o odor mais maravilhoso que todo o mundo vai amar, desejar. Mas para isso, muitos sacrifícios têm de ser feitos, e quando digo sacríficios, quero dizer homícidios.

Simplesmente adorei este livro, pois as descrições brilhantemente escritas pelo senhor Süskind conseguiram transportar-me para esse mundo de cheiros e odores, deixando-me extasiada com eles.

Espero que o filme consiga chegar aos "calcanhares" do livro. Pelo menos o título não é dos melhores - "A História de um Assassino"?!?!?!?! O Jean-Baptiste Grenouille é um génio! E brilhante! Os assassínios são por uma boa causa.

Assistam ao filme e depois digam de vossa justiça.

Beijos e Abraços Incógnitos

4 comentários:

Ela permanece incógnita disse...

É melhor não criar muitas expectativas em relação ao filme... os livros são sempre melhores.

Mas bora lá combinar cineminha! Quem alinha?

eu já sou incógnita disse...

poi pois ... concordo com esta opinião e não é preciso puxar muito pela cabeça. Uma casa no fim do mundo, o filme está genial ... mas o livro é uma pérola. E agora pensando bem e continuando no mesmo autor (michael cunningham) nas "Horas" é talvez o exemplo em que o "gap" qualidade do livro não ser equivalente á do filme, não existe ... adorei ambos. Mas há muitos mais exemplos por aí de bons livros que não deram bons filmes (é proibido falar do código da vinci).

Anónimo disse...

Eu gosto mais de circo. Se bem que a transição do Batatinha para as tardes da TVI tenham funcionado muito bem, apesar de serem dois meios qualitativamente distintos. Nunca vi um circo devidamente capturado na sua essência pela televisão...

Muad'Dib

Ela permanece incógnita disse...

Olá Muad'Dib. Bem-vindo ao blog.

Embora não partilhe do teu especial gosto pelo circo, todos os contributos e opiniões são muito bem-vindos.